COMO A MÚSICA AFETA O CÉREBRO DA CRIANÇA

O desenvolvimento inicial do cérebro envolve a construção de conexões por meio de informações do mundo externo e a música proporciona uma fonte rica e complementar de informações à medida em que os cérebros jovens se desenvolvem.

A exposição à música permite que os cérebros jovens mergulhem na faixa de notas, tons e palavras que eles irão usar mais tarde e, com isso, criem caminhos neurais que podem influenciar e aumentar a capacidade cognitiva para o resto da vida.

A música constrói vias neurais por todo o cérebro, mas especialmente no corpo caloso, uma faixa de tecido que conecta os dois hemisférios do cérebro. Isso, acreditam os neurologistas, transmite uma ampla gama de benefícios, incluindo maior capacidade de resolução de problemas e maior resiliência emocional.

1- Coordenação motora

Primeiramente, um dos benefícios da música é o desenvolvimento da coordenação motora. Afinal, tocar um instrumento exige uma boa dinâmica de determinadas partes do corpo.

Essa atividade é muito útil para crianças e idosos. Mas adultos também podem sentir esses benefícios no dia a dia. Principalmente, pessoas que fazem trabalhos manuais.

Aprenda a tocar um instrumento

Musica